LIVRO ESPECIALMENTE INDICADO PARA quem busca uma aventura cheia de desafios e emoção; e para quem não se incomoda com narrativas que acontecem sob a perspectiva de personagens bem diferentes. Para ler naquele momento em que a gente busca uma história leve, divertida e capaz de deixar o coração bem quentinho.
Acho super interessante quando uma história é narrada de maneira diferente. Ou, quando seu narrador é um tipo peculiar. Foi justamente isso que chamou minha atenção em 4 Vidas de Cachorro, o fato da obra se mostrar sob a ótica de um cãozinho. Confesso que busquei o livro somente após assistir ao trailer da adaptação – e me emocionar com tanta fofura. O livro de Cameron conta a história de um cachorro e suas 4 vidas, cada uma acontecendo por um motivo, mas todas com algo em comum: um questionamento sobre qual o propósito dessa existência. Qual o papel do cachorro, afinal?
O olhar de um cachorro ensinando que no fundo o melhor amigo do homem é a vida.
A princípio em forma de um vira latas, o cãozinho conhece os perigos de viver na rua. Passa por maus bocados ao lado da mãe e dos irmãos, aprende coisas importantes e cruciais para se manter vivo, estreita laços com outros cachorros e com seres humanos. Mas será que a vida é somente isso? Aparentemente, não.
Retornando depois na pele de um Golden Retriever, o cachorro descobre que seu novo nome é Bailey e que agora sim, seu propósito de vida foi descoberto: amar e ser amado, aprender sobre amizade, lealdade, companheirismo. Estar na vida do garoto que tanto ama… Mas aí a morte acontece de novo, e o cachorro renasce na pele de
um Pastor Alemão. E por aí vai.
Como seria possível que me coubesse uma missão mais importante do que amar o menino?
Cada vez que renasce sob uma nova forma e em um ambiente completamente diferente, o cachorro relembra de fatos importantes de suas outras vidas, como se as informações estivessem gravadas em sua alma, por algum motivo. Por conta disso busca sempre entender qual o seu papel ali, naquela nova vida, e o que pode ser feito para melhorar a vida de todos ao redor. Com muito afinco ele tenta, cada uma das vezes, ser o melhor cão que alguém poderia ter.
Com uma escrita muito simples e fluida, mas sem muitos diálogos, o autor mostra uma narrativa sensível, divertida, bastante doce e muitas vezes ingênua. Discorre sobre a importância do amor e da amizade, sobre a necessidade de reconhecer e lutar para cumprir seu propósito seja ele qual for. Um livro que, independente de questões religiosas, pode ser capaz de agradar não somente às pessoas apaixonadas por animais, mas todos aqueles leitores que se permitem embarcar em uma jornada cheia de aventuras e emoção.
Livro: Quatro Vidas de um Cachorro
Autor: W. Bruce Cameron
Lançamento: 2016
Editora: Harper Collins
Páginas: 288
Sinopse: Esta é a inesquecível história de um cão que — após renascer várias vezes — imagina que haja uma razão para seu retorno, um propósito a cumprir, e que, enquanto não o alcançar, continuará renascendo. Narrado pelo próprio animal, Quatro vidas de um cachorro aborda a questão mais básica da vida: Por que estamos aqui?
Emocionante e com boas doses de humor, Quatro vidas de um cachorro é um livro para todas as idades, que mostra o olhar de um cão sobre o relacionamento entre as pessoas e os laços eternos entre os seres humanos e seus animais. Se você gostou de Marley & eu, vai adorar esta aventura que agora ganha as telas do cinema.
14 Comentários
Não conhecia esse livro.. que demais!! Adorei a forma que é narrada, deve ser realmente interessante ver a perspectiva de um cachorro, bem diferente. Deve ser um livro amorzinho, com certeza!
11 de janeiro de 2017 às 11:41Parabéns pela resenha!
Nunca li nenhum livro que fosse narrado por um cachorro, mas essa deve ser uma experiência e tanto, principalmente porque sou apaixonada por animais, e inclusive tenho uma cachorrinha linda. Quero muito entender um pouco da história, e por isso já incluir o livro na minha lista de desejados, tenho certeza que essa será uma leitura divertida, e encantadora.
12 de janeiro de 2017 às 10:30Olá, a trama desse livro é muito original, o autor soube como colocar os sentimentos caninos que tanto queremos desvendar nas páginas tornando uma leitura obrigatória para amantes dos animais mais populares do mundo. Beijos.
12 de janeiro de 2017 às 20:56Nunca li nenhum livro sobre a relação entre animais e seus humanos rsrs Acho que vou chorar demais se ler, por isso evito. Gostei da resenha, mas não decidi se leria
12 de janeiro de 2017 às 21:44Olha desde pequena e adolescente que sou super chata com filmes e literatura com animais protagonistas, acho super forçoso e chato, esperei que crescendo eu me sentiria menos chata e poderia me aventurar nesse tipo de literatura, mas tentei um e o que descobri é que estou cada dia mais chata! Porém a coisa boa é que minha sobrinha adora e sempre leio pra ela
14 de janeiro de 2017 às 22:55Ontem mesmo eu vi o trailer e fiquei apaixonada e com mais vontade ainda de ler o livro.
15 de janeiro de 2017 às 15:24Parece mesmo muito fofa a história desse cachorrinho e a jornada de vidas que ele passa, o seu aprendizado adquirido ao longo delas…
Eu quero muito ler!
Oi Krisna.
16 de janeiro de 2017 às 04:30Eu vi o trailer na TV e fiquei com muita vontade de assistir o filme. Eu e meu noivo amamos animais e o filme parece ser muito fofo. Deu para perceber que o cachorrinho irá trazer muitas alegrias aos seus donos e que no final há uma lição a ser aprendida.
Não sabia que a história havia sido adaptada de um livro rs
Ah, eu sou apaixonada por animais, é claro que fiquei com vontade de ler.
17 de janeiro de 2017 às 02:52Histórias que passam com animais sempre me emocionam e poder ver a aventura desse cãozinho durante as vidas que ele tem vai ser muito lindo.
Estou ansiosa para ler o quanto antes.
Oi, apesar de achar muito Criativa a história , um cão e sua evolução ao longo de várias vidas(foi o que entendi), não sei se gosto muito da idéia de um cachorro como protagonista, na verdade nunca li nenhum livro assim, só sei que não me atrai.
17 de janeiro de 2017 às 23:38Aaah, não acredito q vc deu quatro estrelas só!!
Esse livro é um dos meus favoritos!! Se bem q como a doida dos bichos todos (TODOS) os que eu li que os tivessem como personagens eu gostei, então vai entender né? hahaha
Eu até pensei em reler por causa do filme, mas fiquei furiosa com aquele pastor sendo empurrado na água. Qual a fucking dificuldade de usar um outro cachorro? Aposto que eles encontrariam algum q gostasse mais de água e estivesse mais disposto a nada. Fiquei p da vida!!!
bjbj
21 de janeiro de 2017 às 02:36Oi!
27 de janeiro de 2017 às 15:23Ainda não conhecia esse livro, mas achei bem diferente a ideia do enrendo, ainda mais sendo narrado por um cachorro, parece ser uma livro lindo, emocionante e que aprendemos muito ao longo da historia, me deixando bem curiosa para poder ler !!
Diferente a história tratar das várias vidas do mesmo cachorrinho.Desconheço o trailer.
29 de janeiro de 2017 às 19:12Ah,que foto mais fofa,adorei o gatinho.
Oi Krisna…
Não conhecia o livro… Mas parece ser realmente uma graça… Cheio de aventuras de um cãozinho com uma boa pitada de emoção… Com certeza quero ler…
30 de janeiro de 2017 às 03:46Beijinhos…
Quero muito ler este livro, quando descobri sua existência já quis ler por se tratar de animais e por ter um cão como narrador principal, nunca imaginei um livro assim e gostei da ideia. A primeira vida dele é bem sofrida né, mas a segundo é mais animadora. Fiquei bem curiosa. Adorei sua resenha e dica.
30 de janeiro de 2017 às 17:30Abraço!
A Arte de Escrever