LIVRO ESPECIALMENTE INDICADO tanto para os leitores que já conhecem e são fãs de Clarice Lispector quanto para os que ainda não conhecem sua obra. Para ler naqueles momentos que o leitor quer se aprofundar um pouco mais no universo de Clarice Lispector.
No dia 10 de dezembro de 1920 nascia uma das maiores escritoras brasileiras, Clarice Lispector, e por isso a indicação de hoje é uma homenagem a vida e obra desta mulher tão marcante em nossa literatura. A Faro Editorial lançou este ano os dois primeiros volumes da coleção Para amar, que foi pensada para ajudar todos nós leitores a entender e conhecer melhor a obra de grandes nomes da literatura nacional. Um dos livros lançados foi dedicado à obra da aniversariante do dia, Para amar Clarice: como descobrir e apreciar os aspectos mais inovadores de sua obra, escrito pela professora de literatura Emilia Amaral.
Emilia Amaral é formada em letras pela Unesp, com mestrado e doutorado pela Unicamp, além de outros cursos na área, uma profunda conhecedora da obra de Clarice. O livro foi dividido de forma a proporcionar que o leitor mergulhasse realmente nos textos da autora. Vale ressaltar que o foco é na obra e não na vida pessoal e por isso a autora reservou apenas o primeiro capítulo para contar um pouco sobre a trajetória de Clarice.
A experiência de ler Clarice é sempre radical, como tende a acontecer com a experiência artística, na medida em que esta transfigura a vida, recriando-a com imaginação, sensibilidade e forte carga significativa.
O livro nos prende desde o início, aliás, mais uma vez confesso que foi muito difícil não sair grifando tudo. Na apresentação conhecemos alguns aspectos gerais sobre a obra de Clarice e o método escolhido para organização do livro. Para amar Clarice foi escrito para ser um itinerário para os leitores que ainda não conhecem o trabalho da autora apresentando-os aos elementos de sua escrita.
Trata-se, assim, de uma escritora cujo trabalho é marcado pela introspecção. Ela perscruta os silêncios plenos de sentidos ocultos, extremamente contraditórios, de que somos constituídos, em nossa realidade interna.
Um ponto que particularmente amei nesse livro foi a oportunidade de conhecer o trabalho de vários outros autores que também abordam sua vida e seus textos e que são citados no livro. Ao longo de seis capítulos somos apresentados aos textos de Clarice. Esses capítulos foram subdivididos, sendo que a professora Emilia Amaral faz um breve panorama sobre o texto que será abordado logo no início e no final indica leituras complementares que possuem alguma ligação com a obra citada.
(…) perseguidora de nossa mais funda vida introspectiva, de nossos clarões de percepção ao mesmo tempo delicados e bárbaros, solitários e em busca de comunhão, carentes de certezas e capazes de transcendências inimagináveis.
Mais uma vez a Faro Editorial caprichou na edição, o livro conta com ilustrações relacionadas às obras da autora e com trechos destacados de seus livros que são utilizados para promover uma reflexão sobre sua forma de escrita e sobre os sentidos ocultos em suas palavras. A forma como o livro foi escrito nos possibilita aprender mais sobre Clarice de forma muito sensível e natural. O texto flui de maneira tão agradável que nem sentimos o tempo passar. Esse é aquele tipo de livro que devemos ter sempre por perto para consultas.
(…) a obra clariciana é particularmente avassaladora: ela não costuma deixar indiferentes aqueles que a tocam/são tocados por ela. Ao contrário, seduz, alicia, absorve o leitor, de modo a provocar sentimentos intensos, cujos limites são, de um lado, a repulsa e, de outro, a identificação incondicional, quase adoração.
Título: Para amar Clarice
Autora: Emilia Amaral
Lançamento: 2017
Editora: Faro Editorial
Páginas: 157
Sinopse: A obra de Clarice Lispector é elogiada, com distinção, por muitos aspectos: a densidade na busca dos mais profundos mistérios humanos, seu incrível tom ao mesmo tempo de conversa ligeira e de refinamento metafísico, o pacto que constrói com o leitor colocando a Literatura a serviço da nossa existência. Questões amplamente encontradas em seus livros e que lhe conferem destaque dentre os autores mais importantes de nossa Literatura. Mas como observar isso? Emilia Amaral desdobra e analisa as principais marcas literárias de Clarice, mostrando, a partir de fragmentos extraídos de diversas obras, como elas estão presentes no texto, para que você, leitor, possa compreender melhor a arte de sua escrita.
6 Comentários
Maravilhoso! 👏👏👏
Conheço muito pouco o trabalho da Clarice, mas é uma das escritoras que mais admiro.
Falha minha não ter lido muita coisa dela, espero ajeitar isso no próximo ano e ler Clarice.
E claro, vou incluir esse livro na minha lista. Que projeto lindo esse da Faro, de nos proporcionar conhecer os trabalhos de escritoras super talentosas.
Amei a indicação.
Viva Clarice!
Beijos
10 de dezembro de 2017 às 23:21Eu conheço alguns textos de Clarisse, mas não conheço verdadeiramente essa autora que é super talentosa e achei a ideia desse livro bem legal. Pelas fotos deu pra perceber como a editora caprichou na edição, está linda e a resenha que você fez dele está maravilhosa 😉
11 de dezembro de 2017 às 15:59Aaaaah, Clarice é só amor!
Livro pequenininho, mas tão delicadinho, achei uma graça!
Vou procurar anotar aqui pra salvar na minha lista depois, obrigada <3
Bom final de semana, beijocas!
17 de dezembro de 2017 às 21:39Não sabia que tinha essa edição sou apaixonada pela Clarice e pela metáfora linda que ela usa em A Hora da Estrela vou tentar adicionar esse livro As minhas metas de leitura do ano que vem
23 de dezembro de 2017 às 15:58Eu pesquiso por Clarice desde a escola, devido aos trabalhos extra curriculares, sempre gostei de sua pessoa, mas até hoje não li um livro dela. Vi o post e me cobrei mentalmente sobre o fato. Adorei a indicação e é claro que também entrou na minha lista para conhecer Clarice. ♥
28 de dezembro de 2017 às 17:12Oi Thaís…
28 de dezembro de 2017 às 22:32Amei a indicação… Sou uma grande fã da Clarisse e com certeza quero ter essa obra em minha estante… A edição da Faro está incrível!!! Espero poder ler este livro em breve…
Beijinhos…