Siga nossas redes:

Séries

Publicado em 16 de setembro de 2016
- Adaptação, Netflix, Séries
Vamos falar sobre livros que viraram séries? Aproveitando a premiação do Emmy que está se aproximando, nós resolvemos fazer uma lista com nossas séries favoritas. Vocês podem conferir a lista da Gaby aqui, e agora vou mostrar para vocês minhas escolhas.

No que diz respeito a adaptações, temos casos a perder de vista, por isso selecionei algumas que gosto muito, independente se estão no ar ou se já foram canceladas. Mas na lista vou colocar também as que achei tentativas fail de adaptação. Claro, pontos de vistas diferentes sempre vão existir, essa é a graça da coisa. Justamente por isso gostaria de saber de vocês se gostam de alguma dessas que escolhi, se gostam de alguma diferente que não foi citada… OK?  Vamos lá!

Sex And The City, de Candace Bushnell, o livro foi publicado em 1997 e já em 1998 foi adaptado para a TV. A série homônima, exibida na HBO, tornou-se um grande sucesso ao mostrar a vida de quatro amigas super diferentes entre si, e que eram capazes de virar NY de cabeça para baixo.   Contou um com total de 6 temporadas e mais dois filmes. Muito tempo para ver as aventuras de Carrie e o Mr. Big, Miranda e toda sua formalidade, Charlotte com toda sua doçura e delicadeza, e Samantha, uma mulher muito à vontade com seu corpo e sua sexualidade, sempre pronta para aproveitar os prazeres da vida.

 

Dexter (Dexter,a Mão Esquerda de Deus), foi escrito por Jeff Lindsay e é, sem dúvidas, uma das minhas adaptações favoritas, por motivos de: conta a história de um serial killer que mata seriais killers. Fala sobre um justiceiro, um herói, um sociopata, que se livra da corja se assassinos que encontra por aí, mas que no fundo é igual ou pior do que cada um deles. É daquele tipo de obra que nos faz entrar em choque com a nossa facilidade para se apegar a um vilão. Que nos faz pensar por que estamos torcendo por alguém que, na verdade, vai contra tudo aquilo que acreditamos ou achamos correto. Acho fantástico quando a arte é capaz de me inquietar desse jeito. A série contou com 8 temporadas e foi exibida pelo canal Showtime.  Dizem as más línguas que é possível que Dexter dê as caras novamente. Será?

 

Sherlock Holmes teve diversos livros contando suas aventuras, escritos por  Sir Arthur Conan Doyle, originalmente. Existe mais de uma adaptação para as telinhas, mas a minha preferida é a produzida por Sue Vertue e Elaine Cameron, e exibida pelo canal BBC one. Nela nós nos deparamos com um Sherlock geek, moderno, irônico e mal humorado. Todos os atores dão um show de interpretação, divertindo, assustando e emocionando em igual medida. A série tem 4 temporadas, sempre curtinhas, cada uma baseada em um livro. As temporadas contam com cerca de 3 episódios, mas com duração maior, algo em torno de 90 minutos cada. Daquele tipo de série que é possível fazer maratona e acabar tudo em um dia. Uma belezinha!

 

Game of Thrones. Preciso falar sobre esta série? Acho que não. Digo apenas que é uma das mais bem produzidas da atualidade. E mesmo que a adaptação já tenha fugido do rumo dos livros, é uma obra que não fica aquém. OK, a gente sabe que o futuro da série é incerto, no que diz respeito aos rumos que a história vai tomar. Também já virou notícia que o fim está se aproximando, e claro, vai deixar saudades para os fãs, acostumados a ficar até tarde aos domingos esperando para ter o coração despedaçado com mais uma morte inesperada. Mesmo assim, é uma das melhores séries já produzidas nos últimos tempos. E uma das melhores adaptações.

 

A Espada de Shannara (As crônicas de Shannara), publicado em 2014 por Terry Brooks, foi adaptava para a telinha em 2016, é exibida pela MTV e teve sua segunda temporada confirmada. Não li os livros, em boa parte por tanta propaganda negativa, mas confesso que adorei a série. Embora tenha mostrado alguns efeitos especiais meio toscos, foi uma série que conseguiu divertir, entreter. Para quem é fã de fantasia, é uma indicação que faço.

 

As Delícias da Fofoca (Gossip Girl), é série de livros escritos por Cecily Von Ziegesar, e conta a história de diversos jovens nova-iorquinos, lindos, a maioria ricos e privilegiados de diversas maneiras. Suas aventuras e dramas, tudo regado a muito champanhe,  bolsas channel, intrigas e fofoca. Não li os livros, que fazem bastante sucesso até hoje. Vi a série só até a terceira temporada, depois ficou chata demais pro meu gosto, abandonei.

 

Série Instrumentos Mortais (Shadowhunters), escrita pela fantástica Cassandra Clare. Esta saga é uma das minhas queridinhas, aquele tipo de obra que dá vontade de reler de tempos em tempos. E, para meu maior desgosto, eis que surge a série Shadowhunters. Depois do fiasco que foi o filme, juro que eu esperava mais. Assisti aos episódios assim que foram liberados na Netflix…E morri de vergonha alheia. O-D-I-E-I com todas as forças do meu coração. Achei as atuações forçadas, os personagens muito caricatos, os efeitos toscos e o resultado final lastimável. Pode ser que eu esteja encrencando à toa? Pode ser sim, principalmente porque a série fez sucesso, logo, deve ter algo que seja aproveitável. Tanto que teve uma segunda temporada garantida. Mas sei lá… Esperava mais. Achei que ficou muito atrás de todo o universo fantástico criado pela titia Clare.

E vocês, têm séries adaptadas que são queridinhas ou odiadas? Tem alguma obra que vocês gostariam que virasse série? Contem pra gente 😉

Você também poderá gostar de

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.