LIVRO ESPECIALMENTE INDICADO PARA quem já acompanha a série As Modistas, para fãs de romance de época, leitores que gostam da escrita da Loretta Chase e curtem referências relacionadas ao mundo da moda. Ideal para quem busca uma leitura leve e despretensiosa.
As modistas atacam novamente. Para quem já acompanha a série ou leu a resenha de Sedução da Seda e Escândalo de Cetim, deve estar preparada para ver mais uma irmã Noirot se meter em muita confusão… Dentro (e às vezes fora) dos vestidos mais lindos, claro. Este é o terceiro livro da série, e inicia logo após o término do anterior; portanto algumas informações desta resenha podem ser spoiler para quem ainda não leu os outros livros.
Leonie Noirot é a irmã ruiva, a mais nova das três e a que tem uma mente altamente numérica. Com uma obsessão por organização e um raciocínio tão rápido que a transforma praticamente em um gênio da matemática, essa modista é a responsável por cuidar de toda a parte financeira do ateliê. Além disso, ela utiliza cálculos numéricos para criar os vestidos e espartilhos mais bem ajustados de toda a história da costura londrina – e talvez até francesa. Não à toa a Maison Noirot se tornou referência em elegância e qualidade.
– Se tivéssemos todo o tempo do mundo, minha cara, eu poderia ficar conversando parado aqui por vários dias. Cem anos eu dedicaria ao prazer inocente de contemplar uma mente brilhante e uma inteligência prodigiosa, embaladas em um belo pacote.
Justamente por isso Leonie decide dar uma ajudinha para Lady Gladys, aquela moça fora dos padrões, que fala alto e que tem um comportamento digno de um general militar – ter sido criada por um tem sua parcela de influência, claro. Mas não basta ajudar Lady Gladys a vestir-se de maneira mais estratégica ou utilizar de suas qualidades mais interessantes para mostrar o quanto é incrível, Leonie se compromete a transformar uma Lady esquisita em um dos melhores partidos de Londres.
O que a modista não esperava era que no meio dessa missão ela se veria envolvida em um escândalo que coloca em risco a Sociedade das Costureiras para Mulheres Desafortunadas. Um plano para difamar Lorde Swanton, o poeta protegido por Lorde Lisburne, promete manchar a honra da fundação de proteção às mulheres, criada pelas modistas. É claro que Leonie não pode permitir que isso aconteça, e na ausência das suas irmãs – Marcelline lidando com questões de saúde, e Sophy aproveitando a vida de recém casada – ela acaba tomando Lisburne como aliado, e juntos eles pretendem descobrir quem armou o escândalo e como sair dessa confusão sem maiores prejuízos.
O romance entre os protagonistas acontece de maneira mais lenta do que nos livros anteriores, pelo menos tive essa impressão. Talvez pelo fato de Lisburne respeitar o tempo de Leonie, e manter uma estratégia de conquista mais sutil (às vezes nem tanto). Gostei dos diálogos irônicos e divertidos, característica da escrita da autora, e foi interessante ver personagens que apareceram nos livros anteriores terem mais destaque agora.
O amor não pode ser medido ou pesado. Não é um pedaço de seda e outro de algum outro tecido, tal quantidade de laços e esse e aquele padrão de bordado.
Embora tenha gostado do livro, confesso que ele não é meu preferido. Talvez porque o li logo após finalizar Escândalo de Cetim, que tem uma narrativa mais fluida e divertida, então as comparações foram inevitáveis. Mesmo assim é uma boa pedida para quem curte o gênero, e também para quem é fã de histórias que são clichês, mas que divertem e entretém mesmo assim.
Livro: Volúpia de Veludo (As Modistas 3)
Autora: Loretta Chase
Lançamento: 2017
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Sinopse: Simon Fairfax, o fatalmente charmoso marquês de Lisburne, acaba de retornar relutantemente a Londres para cumprir uma obrigação familiar. Ainda assim, ele arranja tempo para seduzir Leonie Noirot, sócia da Maison Noirot. Só que, para a modista, o refinado ateliê vem sempre em primeiro lugar, e ela está mais preocupada com a missão de transformar a deselegante prima do marquês em um lindo cisne do que com assuntos românticos. Simon, porém, está tão obcecado em conquistá-la que não é capaz de apreciar a inteligência da moça, que tem um talento incrível para inventar curvas – e lucros. Ela resolve então ensinar-lhe uma lição propondo uma aposta que vai mudar a atitude dele de uma vez por todas. Ou será que a maior mudança da temporada acabará acontecendo dentro de Leonie? Volúpia de veludo, terceiro livro da série As Modistas, é uma história de amor envolvente, com personagens femininas fortes e determinadas que transitam com perfeição entre o romantismo e a sensualidade.
5 Comentários
Sou apaixonada por romance de época e essa autora é uma das quais quero muito conhecer!
27 de setembro de 2017 às 19:18Essa série está sendo bem falada então estou super ansiosa para ler!
Já vi várias resenhas e todas falam que esse não é o melhor livro, mas que mesmo assim foi fofo e divertido!
Não vejo a hora! Beijoss.
Preciso começar a ler romance de época com urgência!
Estou acompanhando esta série através de resenhas, e pelas resenhas a que mais gostei foi a história da Sophie.
Mas um escândalo naquela época deve ser algo interessante de se ler, e fiquei curiosa pra saber qual o motivo.
E acho tão bacana estas séries que envolvem família; sempre podemos rever personagens tão queridos.
Amei a resenha, e assim que eu começar a ler romance de época, vou incluir esta série na minha lista.
Beijos
27 de setembro de 2017 às 22:00Oi Krisna, me encaixo em todas as indicações para esse livro haha e assim já o li e curti muito a leitura. Loretta sempre me cativa com personagens femininas que se destacam e assim, curti a inteligência e a determinação de Leonie e curti Gladys, a personagem me surpreendeu positivamente. Contudo o romance em si não deslanchou tanto comigo, achei que faltou alguma coisa entre os dois pra me cativar e pode ter sido o desenvolvimento mais lento que você citou, mas ainda é uma série maravilhosa e acho que vale muito a pena a leitura 😉
28 de setembro de 2017 às 08:54Oi, Krisna!!
29 de setembro de 2017 às 14:58Gosto muito das resenhas que tenho lido da série As modistas, acho super legal as protagonistas terem um negócio próprio e elas mesmas tomarem conta dele. Sem dúvida vou adorar ler esses livros e conhecer um pouco da escrita dessa autora! E também adoro as capas desses livros a Arqueiro sabe como encantar nós leitoras.
Bjoss
Eu estou com bastante vontade de ler essa série, as já ouvi mais algumas pessoas falando que também não gostaram muito desse livro. Eu acho o enredo dele bem interessante também, mas é uma pena que as coisas acontecem de maneira mais lenta nesse livro. Mas mesmo assim pretendo começar essa série logo =)
30 de setembro de 2017 às 17:44Bjss ^^