LIVRO ESPECIALMENTE INDICADO PARA quem quer algo curto, direto e certeiro. Para quem gosta de textos que falam da vida e suas questões… Principalmente aquelas que nem todo mundo tem coragem de expor.
A resenha de hoje é sobre um livro que achei super diferente. Notas de um lunático é uma coletânea de 15 textos, pensamentos, obsessões e certa dose de loucura. Os textos são fragmentos da visão de mundo de um protagonista perturbado, que fala sem papas na língua e sem pudor sobre tudo aquilo que o inquieta, sobre seus desejos mais sombrios, sobre a possibilidade da mentira ser verdade e da verdade, no fim das contas, provavelmente não existir.
A premissa é a seguinte: um livro de poesias recusado pela editora. Um autor em surto psicótico, causado pelo peso da vida. Um melhor amigo que decide reunir os escritos e publicá-los, pois sabe que esse é o desejo do autor.
“Bebendo, dançando e sorrindo para as fotos com seus lindos corpos vazios de alma. Amando cegamente qualquer ídolo pré-moldado, enriquecendo enquanto vocês batem palma”.
A ideia e conteúdo do livro fazem com que o leitor por vezes não entenda o que o poeta/escritor quer dizer. Mas vai além disso, pois em muitos momentos o leitor vê as frases escritas e tem a sensação de que ele próprio as criou, pois são de uma verdade e sentimentos tão íntimos que não podem ter sido colocadas no papel por outras mãos que não as dele.
É um livro duro. Isso porque fala de questões e levanta possibilidades que tendemos a deixar guardadas naquele cantinho escuro que temos dentro de nós. É um livro forte; porque escancara em letras garrafais ou notas de rodapé todas aquelas dúvidas e todos aqueles sentimentos incompreendidos que costumamos não encarar. Por medo? Por vergonha do que os outros vão pensar? Porque é melhor parecer são num mundo de loucos? Porque achamos que somos melhores que isso?
“É preciso encontrar o caminho onde haja paz para quem está sozinho. Ter fé no desconhecido, ser o estranho no ninho, é preciso ser solitário para então dar valor a uma boa companhia”.
É um livro que nos faz questionar a sanidade do protagonista. Que nos leva a duvidar da coerência do autor. Que nos faz querer ler mais, mesmo que seja só para saber de que forma aquilo termina. A obra nos apresenta um conteúdo que foge do padrão e do politicamente correto, e conta com uma diagramação muito bem feita (que não pode ser apreciada caso a gente coloque o arquivo num e-reader, mas só testei no kindle).
O e-book está disponível para download na página e no blog do autor. A página, que se chama Quase Inédito, já conta com mais de 12 mil curtidas. Ali os leitores têm acesso às diversas notas, textos, poesias e rascunhos postados pelo jovem escritor. Muitas delas, tão verdadeiras, são com frequência compartilhadas nas redes sociais.

Livro: Notas de um Lunático
Autor (a): Lucas Alberti Amaral
Lançamento: 2016
Editora: Independente
Páginas: 23
Sinopse: Notas de Um Lunático” É o meu primeiro e-book com 15 textos, alguns deles inéditos e todos com noas de rodapé bem interessantes (pelo menos pra mim).
1 comentário
Kris sua linda! Sem palavras pra você. Eu já era fã do blog/Insta e agora fazendo parte dele fiquei me sentindo até importante! hahaha
24 de novembro de 2016 às 11:45Amei a crítica, super suave nas palavas, amei o layout do blog e o que falar das fotos? Que capricho e que sofisticação. Parabéns e espero ter todos meus livros aqui. Um beijo.