Siga nossas redes:

Resenha – Quando tudo começou

Publicado em 7 de junho de 2017
- Graphic Novel, Nemo, Resenhas

LIVRO ESPECIALMENTE INDICADO PARA quem quer conhecer a escrita da Bruna Vieira, para quem curte graphic novel, para quem está em busca de histórias fofas que abordam a adolescência – suas crises e questionamentos. Ideal para aqueles momentos em que buscamos algo leve e rápido.

Oi pessoal!A resenha de hoje é sobre uma história que li em minutos, mas que conquistou meu coração para sempre. O livro é da Bruna Viera (que sou fã já faz alguns anos) em parceria com a Lu Cafaggi. Não é nenhuma novidade, mas lembro que quando lançou achei os traços dos quadrinhos lindos e delicados e as cores maravilhosas. Então vamos  conversar mais sobre essa obra encantadora?

Ah, pois é! Quando tudo começou é um livro em quadrinhos, mais um motivo para eu precisar dele na minha estante. Sou amante de quadrinhos sejam eles comics ou mangás, apesar do meu coração cair mais para os shoujos mangás, sou uma menininha assumida mesmo, rsrs.
Vez ou outra acontece comigo de querer bastante um livro, mas por motivos desconhecidos acabar deixando pra comprar no próximo passeio a livraria e no final das contas acabar esquecendo de comprá-lo.  Já aconteceu com vocês? Não me deixem sozinha nessa loucura, rsrs.
Isso aconteceu com Quando tudo começou. Apesar de querer demais o livro fui deixando para depois, até que em um belo passeio à livraria essa ele mostrou todos os sinais de que eu deveria levá-lo para casa já! Estava com um desconto maravilhoso também, por falar nisso. Com um livro bonito desses em mãos estava ansiosa para devorá-lo. Posso afirmar feliz da vida que a história da Bruna fez jus a beleza do livro e aos gráficos lindos dos desenhos.
Quando tudo começou acompanha uma Bruna adolescente, com inseguranças e receios que todos nessa idade geralmente têm. O mais complicado é passar por tudo isso e ainda enfrentar uma escola nova, com gente desconhecida te olhando por todos os lados. É o que acontece com a Bruna, ela se muda para uma escola nova e tudo é o oposto do que era antes na antiga escola. Além disso sua melhor amiga vai estar longe e ela terá que enfrentar a nova turma sozinha.
Será que vou conseguir fazer amigos?  Alguém vai falar comigo?  Não posso perder o horário… Como será que vou… com batom ou é demais? . O livro aborda receios deste tipo, questões, medos e inseguranças que nos atacam, não apenas aos adolescentes indo para o primeiro dia escola, mas gente mais crescida também. Aliás, as primeiras vezes de maneira geral não costumam ser muito fáceis, não é mesmo? É preciso de coragem para encarar algo novo.
Além os traços maravilhosos da Lu Cafaggi, ela e a Bruna também tiveram a ideia de colocar partes interativas no decorrer da história, além de finalizar com uma indicação de setlist! Amei demais elas terem pensando nesses detalhes, pois isso fez o livro brilhar ainda mais aos meus olhos.

Com uma leitura rápida e envolvente espero que Quando tudo começou não conquiste apenas os corações dos fãs da Bruna e da Lu, mas que toquem a todos que já passaram por algo semelhante. Sei que não vejo a hora de ler sua continuação. O mundo de dentro.


Livro: Quando tudo começou
Autoras: Bruna Viera e Lu Cafaggi
Lançamento: 2015
Editora: Nemo
Páginas: 80
Sinopse: Bruna tem uma lista secreta de sonhos que nunca contou para ninguém. Em uma cidade tão pequena que você provavelmente nunca ouviu falar, sua história começa. Nem tão alta, nem tão magra, nem tão divertida. Dizem que ela queria fazer as malas e explorar o mundo, mas antes disso vai precisar lidar com a timidez e enfrentar os primeiros dias na nova escola. Viajando com andorinhas e descobrindo as pontes que ligam a vida de uma garota comum aos seus sonhos, Bruna Vieira encontra o traço delicado da premiada ilustradora e quadrinista Lu Cafaggi, nos presenteando com a história de uma jovem que aprendeu a amar a vida e a si mesma antes de conhecer o mundo lá fora.
 

Você também poderá gostar de

13 Comentários

  • Cristiane Dornelas

    Esse livro parece muito fofo. Adorei o jeitinho dele e o legal são essas ilustrações, tão bonitinhas *-*
    Tem umas questões legais, umas coisas que fazem a gente se identificar e simpatizar pelo jeito e todo o conjunto deve render uma leitura gostosa e rápida. Queria ver como é. Acho que ira adorar ^^

    7 de junho de 2017 às 18:01 Responder
  • Miriã Mikaely

    Oi, Gabi. Não sou muito fã de livros assim, com muitas ilustrações, mas amei elas, são tão lindas, nossa! Acho que compraria ele somente por isso.
    Beijo!
    Leitora Encantada

    7 de junho de 2017 às 18:30 Responder
  • Marília Leocádio

    Olá!!!
    Quanta fofura envolvida nesse livro, eu confesso que não gosto de nada muito novo da minha vida e como a historia mostra não é fácil para ninguém, mas penso que as vezes é para o melhor, sempre gostei de historia em quadrinhos então não teria dificuldade em ler e bom saber que terá continuação.
    Abraços!!!

    8 de junho de 2017 às 12:41 Responder
  • Lili Aragão

    Oi Gabi, que indicação fofa <3 Os desenhos estão lindos e a história apesar de ser juvenil parece ser ótima e muito bem construída. Curti a dica 😉

    8 de junho de 2017 às 12:47 Responder
  • rafaela

    Eu não li nada de nenhuma das autora, mas tenho vontade de ler algo da Bruna Vieira ( a Lu Cafaggi eu não conhecia). Confesso que não sou a maior fã de quadrinhos, mas fiquei com vontade de ler esse livro. Ele parece ser super fofo, e a história parece ser bem legal também. O livro é super curto, e acho que vou ler ele em minutos também. Gostei muito da dica 🙂

    Beijos!

    9 de junho de 2017 às 23:56 Responder
  • Aichha Carolina Pereira

    Oi Gabi,
    Eu acompanho o blog da Bruna a um bom tempo, tenho o livro Depois dos Quinze mas pretendo ler os outros livros dela. Essa HQ esta realmente muito linda e da muita vontade de ter também.
    Beijos

    16 de junho de 2017 às 13:23 Responder
  • Caroline Garcia

    Parece ser uma obra bem tocante mesmo.
    Achei lindo demais esses desenhos. A edição parece estar super caprichada <3
    E fiquei curiosa pra ler a história e saber mais sobre essas inseguranças que rondavam a cabecinha dela.
    Acompanho ela das redes sociais e curto bastante seu trabalho.
    Primeira vez que leio uma resenha de suas obras e fiquei bem interessada.
    Beijos
    Caroline Garcia

    21 de junho de 2017 às 22:02 Responder
  • pamela mendes

    Eu gosto muito do trabalho da Bruna, principalmente como escritora. Eu sigo o canal dela,leio seus livros e tenho muita vontade de ler essa HQ. O livro está lindo e super fofo. Achei legal os temas abordados no livro, e espero ler ele logo também.
    Bjss ^^

    23 de junho de 2017 às 00:00 Responder
  • laura

    achei muito fofa a capa do livro e as iloustraçoe que contem nele nunca li mais gostei muito da historia entao vou ler sim rsrsrs
    amo suas resenhas pois nao sao cansativas de ler beijos

    25 de junho de 2017 às 20:25 Responder
  • Marta Izabel

    Oi, Gabi!!
    Achei o livro super fofo!!! As ilustrações são super fofas e divertidas quero muito essa gracinha na minha estante!!
    Beijoss

    29 de junho de 2017 às 01:35 Responder
  • Karoliny Morais

    Esse livro da Bruna Vieira e muito fofa, morro de vontade de ter seus livros, a ilustração e tão linda. Eu acho super legal os temas que ela põe ainda pelo seu maior publico ser os adolescentes.
    Bjus

    30 de junho de 2017 às 13:50 Responder
  • Milena Moreira

    Hey,

    Já tinha visto a capa do livro, sempre achei linda mas nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele, da Bruna só li Depois do quinze que amei, esse livro é lindo tanto por dentro e por fora além de eu super me identificar com a historia, então preciso dele urgentemente.

    30 de junho de 2017 às 21:51 Responder
  • Carolina Oliveira

    N costumo ler HQs, mas entendo mto pq qr ter este livro na sua estante. Ele realmente é lindo, fiquei encantada com a capa.

    1 de julho de 2017 às 02:43 Responder
  • Deixe uma resposta