Siga nossas redes:

Indicação – Para amar Clarice

Publicado em 10 de dezembro de 2017
- Editoras, Faro Editorial, Leitura Temática, Resenhas

LIVRO ESPECIALMENTE INDICADO tanto para os leitores que já conhecem e são fãs de Clarice Lispector quanto para os que ainda não conhecem sua obra. Para ler naqueles momentos que o leitor quer se aprofundar um pouco mais no universo de Clarice Lispector.

No dia 10 de dezembro de 1920 nascia uma das maiores escritoras brasileiras, Clarice Lispector, e por isso a indicação de hoje é uma homenagem a vida e obra desta mulher tão marcante em nossa literatura. A Faro Editorial lançou este ano os dois primeiros volumes da coleção Para amar, que foi pensada para ajudar todos nós leitores a entender e conhecer melhor a obra de grandes nomes da literatura nacional. Um dos livros lançados foi dedicado à obra da aniversariante do dia, Para amar Clarice: como descobrir e apreciar os aspectos mais inovadores de sua obra, escrito pela professora de literatura Emilia Amaral.

Emilia Amaral é formada em letras pela Unesp, com mestrado e doutorado pela Unicamp, além de outros cursos na área, uma profunda conhecedora da obra de Clarice. O livro foi dividido de forma a proporcionar que o leitor mergulhasse realmente nos textos da autora. Vale ressaltar que o foco é na obra e não na vida pessoal e por isso a autora reservou apenas o primeiro capítulo para contar um pouco sobre a trajetória de Clarice.

A experiência de ler Clarice é sempre radical, como tende a acontecer com a experiência artística, na medida em que esta transfigura a vida, recriando-a com imaginação, sensibilidade e forte carga significativa.

O livro nos prende desde o início, aliás, mais uma vez confesso que foi muito difícil não sair grifando tudo. Na apresentação conhecemos alguns aspectos gerais sobre a obra de Clarice e o método escolhido para organização do livro. Para amar Clarice foi escrito para ser um itinerário para os leitores que ainda não conhecem o trabalho da autora apresentando-os aos elementos de sua escrita.

Trata-se, assim, de uma escritora cujo trabalho é marcado pela introspecção. Ela perscruta os silêncios plenos de sentidos ocultos, extremamente contraditórios, de que somos constituídos, em nossa realidade interna.

Um ponto que particularmente amei nesse livro foi a oportunidade de conhecer o trabalho de vários outros autores que também abordam sua vida e seus textos e que são citados no livro. Ao longo de seis capítulos somos apresentados aos textos de Clarice. Esses capítulos foram subdivididos, sendo que a professora Emilia Amaral faz um breve panorama sobre o texto que será abordado logo no início e no final indica leituras complementares que possuem alguma ligação com a obra citada.

(…) perseguidora de nossa mais funda vida introspectiva, de nossos clarões de percepção ao mesmo tempo delicados e bárbaros, solitários e em busca de comunhão, carentes de certezas e capazes de transcendências inimagináveis.

Mais uma vez a Faro Editorial caprichou na edição, o livro conta com ilustrações relacionadas às obras da autora e com trechos destacados de seus livros que são utilizados para promover uma reflexão sobre sua forma de escrita e sobre os sentidos ocultos em suas palavras. A forma como o livro foi escrito nos possibilita aprender mais sobre Clarice de forma muito sensível e natural. O texto flui de maneira tão agradável que nem sentimos o tempo passar. Esse é aquele tipo de livro que devemos ter sempre por perto para consultas.

(…) a obra clariciana é particularmente avassaladora: ela não costuma deixar indiferentes aqueles que a tocam/são tocados por ela. Ao contrário, seduz, alicia, absorve o leitor, de modo a provocar sentimentos intensos, cujos limites são, de um lado, a repulsa e, de outro, a identificação incondicional, quase adoração.

 


Título: Para amar Clarice
Autora:
Emilia Amaral
Lançamento:
2017
Editora:
Faro Editorial
Páginas:
157
Sinopse: 
A obra de Clarice Lispector é elogiada, com distinção, por muitos aspectos: a densidade na busca dos mais profundos mistérios humanos, seu incrível tom ao mesmo tempo de conversa ligeira e de refinamento metafísico, o pacto que constrói com o leitor colocando a Literatura a serviço da nossa existência. Questões amplamente encontradas em seus livros e que lhe conferem destaque dentre os autores mais importantes de nossa Literatura. Mas como observar isso? Emilia Amaral desdobra e analisa as principais marcas literárias de Clarice, mostrando, a partir de fragmentos extraídos de diversas obras, como elas estão presentes no texto, para que você, leitor, possa compreender melhor a arte de sua escrita.

Você também poderá gostar de

3 Comentários

  • Ludyanne Carvalho

    Maravilhoso! 👏👏👏

    Conheço muito pouco o trabalho da Clarice, mas é uma das escritoras que mais admiro.
    Falha minha não ter lido muita coisa dela, espero ajeitar isso no próximo ano e ler Clarice.
    E claro, vou incluir esse livro na minha lista. Que projeto lindo esse da Faro, de nos proporcionar conhecer os trabalhos de escritoras super talentosas.

    Amei a indicação.
    Viva Clarice!

    Beijos

    10 de dezembro de 2017 às 23:21 Responder
  • Lili Aragão

    Eu conheço alguns textos de Clarisse, mas não conheço verdadeiramente essa autora que é super talentosa e achei a ideia desse livro bem legal. Pelas fotos deu pra perceber como a editora caprichou na edição, está linda e a resenha que você fez dele está maravilhosa 😉

    11 de dezembro de 2017 às 15:59 Responder
  • Carolina Venceslau

    Não sabia que tinha essa edição sou apaixonada pela Clarice e pela metáfora linda que ela usa em A Hora da Estrela vou tentar adicionar esse livro As minhas metas de leitura do ano que vem

    23 de dezembro de 2017 às 15:58 Responder
  • Deixe uma resposta