Siga nossas redes:

Especial Aniversário Agatha Christie

Publicado em 14 de setembro de 2017
- Policial, Post Comemorativo

No dia 15 de setembro de 1890 nascia em Devon na Inglaterra Agatha Christie (nascida Agatha Mary Clarissa Miller) que ficou mundialmente conhecida como a “Rainha do Crime”. Aproveitando a proximidade do seu aniversário decidi escrever este post para falar um pouco sobre a vida e obra de uma das autoras mais importantes da Literatura.

Nascida em uma família rica, Agatha estudou desde cedo gostava de escrever contos e poemas. Em 1914 casou-se com o coronel Archibald Christie membro da força aérea britânica, de quem assumiu o sobrenome que tornaria famoso, com quem teve sua única filha, Rosalind. Durante a Primeira Guerra Mundial Agatha Christie trabalhou na farmácia de um hospital, período em que se acredita que ela adquiriu grande conhecimento sobre venenos presente em sua obra.

Também durante o período da guerra ela conheceu um grupo de refugiados belgas que inspiraram seu detetive mais famoso, Hercule Poirot, presente desde seu primeiro livro. O fato que levou Agatha Christie a escrever esse  livro foi bem inusitado. “O misterioso caso de Styles”  foi uma resposta a um desafio proposto pela irmã de Agatha que pediu que ela escrevesse uma trama policial, escrito em 1917 foi publicado apenas em 1920.

Mas Agatha alcançou o sucesso apenas em 1926 com a publicação de “O assassinato de Roger Akroyd”. Nesse mesmo ano, passando por dificuldades no casamento, Agatha ficou desaparecida por 11 dias e seu marido chegou a ser considerado suspeito. Ela acabou sendo encontrada em um hotel alegando ter perdido a memória. Dizem que tudo não passou de um golpe publicitário. Acredito que ela aproveitou para também se vingar do marido que a estava traindo.

Em 1928, depois de divorciada, ela viajou sozinha de trem para o Oriente Médio. Durante a viajem ela conheceu seu segundo marido o arqueólogo Max Mallowan, que era 14 anos mais novo do que ela. Por muitos anos Agatha viajou com ele o que serviu de inspiração para vários de seus livros, destacando-se “Morte no Nilo”, “Morte na Mesopotâmia” e “Encontro com a Morte”.

Miss Marple, sua segunda personagem mais famosa, apareceu pela primeira vez em “O assassinato na casa Bom Pastor” publicado em 1930. Uma destemida idosa que tenta a sorte como detetive, Miss Marple é a representação da típica senhorinha inglesa e ao que tudo indica foi inspirada na própria Agatha e na sua avó.

Seu livro mais famoso “Assassinato no Expresso do Oriente” lançado em 1934 também tem forte ligação com esse período de viagens e que foi adaptado para o cinema em 1974 sendo um grande sucesso de público. Uma nova adaptação está com previsão de lançamento para o 23 de novembro deste ano e conta com as atuações de Johnny Depp, Kenneth Branagh, Michelle Pfeiffer e Judi Dench. Estou muito ansiosa para assistir esse filme.

Agatha Christie aliava sua brilhante imaginação com um grande talento para construir narrativas. Ficou conhecida por seus enredos bem elaborados. Outro fato que chama a atenção dos leitores de sua obra são as constantes pistas falsas e uma observação minuciosa das fraquezas humanas. Confesso que nunca acertei nenhum dos assassinos nos livros que li.

Mesmo mais de 40 anos depois de sua morte Agatha Christie continua um sucesso de vendas em todo o mundo. Por aqui a Editora HarperCollins Brasil está relançado suas obras em boxes muito bem produzidos com edições em capa dura e que estão na minha lista de desejados. Mas também encontramos títulos publicados pelas editoras: Globo Livros (alguns livros estão disponíveis para leitura no Kindle Unlimited), L&PM Pocket e Nova Fronteira.

Espero que tenham gostado do post e que eu tenha conseguido despertar a curiosidade em conhecer mais sobre a obra desta autora tão importante para a literatura mundial.

Fontes de consulta utilizadas  para este post:

  • 501 grandes escritores – Um guia abrangente sobre os gigantes da Literatura (Editora Sextante) – Texto consultado de autoria de Lucinda Hawksley.
  • Infoescola
  • Educação Uol
  • Ebiografia

Você também poderá gostar de

14 Comentários

  • Paula Shima

    Oi Thais,
    Gostei de saber mais da vida da queridissima Agatha. É curioso perceber que os acontecimentos da vida pessoal dela viraram livros, sua inspiração é sua vida! Não sabia do seu desaparecimento, pode ser jogada de marketing, mas torço pra que tenha sido uma vingancinha… rsrs
    Também estou ansiosa pela adaptação, ainda mais com o Johnny 😉
    Essas novas edições em capa dura estão realmente lindas!
    Seu post me deixou com saudades da Agatha! Quero reler.
    Um beijo

    14 de setembro de 2017 às 19:55 Responder
    • Thaís Bueno

      Oi Paula!

      Eu adoro conhecer mais sobre a vida dos meus autores e autoras preferidas e me surpreendi com a Agatha Christie e fico muito feliz que você tenha gostado do post.

      Beijos,

      21 de setembro de 2017 às 14:03 Responder
  • Lili Aragão

    OI Thaís, achei bem legal o post e gostei de conhecer um pouco mais da Agatha, que parece ter sido uma mulher forte que não temia recomeços. Não sou muito de ler seus livros, mas sei que ela possui muitos fãs e as edições dos livros dela que estão sendo relançados parecem estar maravilhosas. Apesar de não ler muito suas obras, assisti uma série há pouco tempo “E Não Sobrou Nenhum” da BBC e curti muito o mistério e o desenvolvimento da trama que se baseia na história “O Caso dos Dez Negrinhos”. Já assistiu?

    14 de setembro de 2017 às 19:57 Responder
    • Thaís Bueno

      Oi Lili!

      Não sabia desta série e agradeço pela informação. Como eu estou lendo os livros da Agatha Christie em ordem cronológica de lançamento ainda não li esse, mas é um dos que mais quero ler.

      Beijos,

      21 de setembro de 2017 às 14:05 Responder
  • Ludyanne Carvalho

    Thais, preciso confessar que nunca li nada da Rainha do crime. 🙈
    Mas gostei muito de conhecer um pouco sobre a vida dela; é sempre bom saber mais sobre alguém tão importante na literatura.
    Agatha me pareceu um pouco vingativa hein, 11 dias desaparecida!?
    Outra coisa que preciso confessar é que não sabia que seus livros já têm anos de lançados, imaginava que eram mais dos anos 80 ou algo assim. Claramente podemos ver como eu estava por fora das informações em relação a Agatha.
    Obrigada por nos mostrar um pouquinho dessa autora.

    Beijos

    14 de setembro de 2017 às 21:28 Responder
    • Thaís Bueno

      Oi Ludyanne!

      Que bom que meu post ajudou você a conhecer um pouco sobre a vida e obra desta autora tão especial e importante.

      Beijos,

      21 de setembro de 2017 às 14:07 Responder
  • Hérica Lima

    Sou doida para ler seus livros. Nunca li nada da autora.
    Já li muitas resenhas positivas e sempre achei as sinopses bem interessantes.
    Não vejo a hora de comprar os boxs dos livros.

    15 de setembro de 2017 às 19:51 Responder
    • Thaís Bueno

      Oi Herica!

      Realmente as novas edições estão muito lindas, mas não deixe de ler aguardando a oportunidade de comprá-los. Como eu disse no post alguns livros da Agatha Christie estão disponíveis para leitura no Kindle Unlimited e também é possível encontrar nas Bibliotecas Públicas.

      Beijos,

      21 de setembro de 2017 às 14:10 Responder
  • Franciele Débora

    Olá! Tudo bem?
    Bom devo confessar que nunca li os livros de Agatha Christie, mas sempre tiver a curiosa – logo eu amante do gênero. Mas ainda não tive a oportunidade de ler seus livros. Foi bom conhecer mais sobre a vida da autora, pois eu não conhecia muito bem sua historia de vida. E fique maravilhada ao saber que os acontecimentos de sua vida viraram livros.
    Adorei mesmo, beijos.

    18 de setembro de 2017 às 11:03 Responder
    • Thaís Bueno

      Oi Franciele!

      É tão gostoso conhecer um pouco sobre a vida dos nossos autores favoritos. Recomendo muito a experiência. Corre pra ler os livros dela, se você já é fã do gênero vai ficar simplesmente apaixonada pela narrativa da “rainha do crime”.

      21 de setembro de 2017 às 14:13 Responder
  • VIDAL & PIRES BOOKS

    Adoro os livros dela! São ótimos, os enredos são sempre envolventes do começo ao fim!

    19 de setembro de 2017 às 01:21 Responder
    • Thaís Bueno

      Oi Vidal & Pires Books,

      Realmente a Agatha Christie sabia escrever uma trama como poucos. Ficamos presos do início ao fim dos livros.

      Beijos,

      21 de setembro de 2017 às 14:15 Responder
  • Pamela Mendes

    Eu tenho até vergonha de falar, mas nunca li nada da Agatha Christie. Sempre vejo várias pessoas elogiando os livros dela, e eu tenho muita vontade de ler algo dela. Mas nunca parei para procurar algum livro que me interessasse =P
    Adorei conhecer um pouco mais da autora, e quero muito ler os livros dela e acho que vou começar com Assassinato no Expresso do Oriente, por ser o livro mais famoso da autora (então deve ser muito bom haha).
    Bjss ^^

    20 de setembro de 2017 às 22:32 Responder
    • Thaís Bueno

      Oi Pamela!

      Não tem que ter vergonha por ainda não ter lido Agatha Christie. Leitura é algo muito particular e precisamos ler no momento certo. Quando esse momento chegar pra você acredito que vai se tornar fã da “rainha do crime”. Depois me conta!

      Beijos,

      21 de setembro de 2017 às 14:17 Responder

    Deixe uma resposta